PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO SÉ CATEDRAL

A Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição aparece na história da nossa Arquidiocese em 1932; 20 anos depois de fundada a Cidade de Nova Lisboa; sendo eleito Revmo Pe. Dr. Moisés Alves de Pinho para Bispo de Angola e Congo.

Em 1932 o Pe. José Domingos Alves Terças foi nomeado Pároco de Nova Lisboa. A sua grande preocupação a par da salvação das almas, era construir uma Igreja e, para esse fim, ainda deu os primeiros passos. Em 1935, o Pe. Terças era transferido para o Galange pelo que foi sucedido na Paróquia pelo Pe. António Nunes Costa e é ele quem, com confiança em Deus e na generosidade dos fiéis, lança os ombros a construção da igreja, conseguindo o apoio econômico de diversas instituões. O projecto de construção da igreja executou-o um alto funcionário das Obras Públicas, o qual foi aprovado pelo então conhecido Engenheiro Marques Trindade. Assim, começou a igreja da paróquia de Nova Lisboa a ser construída e em 26 de Junho de 1937, Dom Moisés Alves de Pinho benzeu a sua primeira pedra, ao visitar oficialmente esta Paróquia. E os construtores, senhores José Figueiredo de Paiva, Edmundo Antunes e Neves Pinto concluíram-na em 1939; pelo que a noite de Natal do mesmo ano, sendo Dom Daniel Gomes Junqueira, ainda Monsenhor, quem celebrou a Missa do Galo”.

Em 1 de Novembro de 1940, festa de Todos os Santos, a Igreja da Paróquia foi solenemente benzida pelo respectivo pároco, Revmo Pe. António Nunes Costa, devidamente autorizado e tendo recebido como titular NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO.

Em 1948, ocorre a morte do 2° pároco de Nova Lisboa, o Revmo Pe. António Nunes Costa que, durante 13 anos de muito bom trabalho na sua paróquia de Nova Lisboa, já então transformada em Paróquia da Sé Catedral da Diocese de Nova Lisboa, hoje Arquidiocese do Huambo.

Os Párocos que trabalharam nesta Paróquia de 1932 até a actualidade.

Pe. José Domingues Alves Terças (26.09.1932 – 1935)
Pe. António Nunes Costa (1935 – 04.1948)
Pe. Agostinho Pereira da Silva (04.08.1948 – 16.02.1952)
Pe. Joaquim Ramos Seixas (17.03.1951 – 08.08.1957)
Pe. Alberto Gomes (10.1968 – 04.1970)
Pe. José Teixeira Marques (04.1970 – 05.1972)
Pe. José Ribeiro Mendes (06.1972 – 09.1975)
Pe. António Abreu (l0.1975 – 08.1976)
Pe. Agostinho Loureiro (08.1976 – 22.01.1978)
Pe. António Mário (22.01.1978 – 03.04.2008)
Pe. Mateus Félix (13.04.2008)
Pe. Vicente Sanombo (20.12.2009 – actualidade)

CATEQUESES:

1. CATEQUESE DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO

A Capela de Nossa Senhora de Assunção abriu as portas aos 29 de Agosto de 1998, com presença do Sr. Padre Augusto Epalanga, então vice pároco da Sé Catedral. Dia 15 de Agosto é o dia da padroeira. A Comunidade em epígrafe conta com um universo de 90 membros adultos. Ficou bastante reduzida com a saída dos moradores do prédio Palmeiras.

1. CATEQUESE DE SÃO MATEUS

Aos 15 dias do mês de Setembro de 2000, por ordem do senhor Padre António Mário, Pároco da Sé Catedral, ordenou que no Bairro Bongolola – CFB fosse colocada uma Capela. A qual foi dada como padroeiro São Mateus.

1. CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Capela de Nossa Senhora de Fátima fica localizada no bairro Candimba perto da antiga fábrica de Cal. Foi fundada no dia 13 de Maio de 2000.

1. CATEQUESE DE SÃO TIAGO

Na eventualidade de se inserir e identifica-los por áreas de residências, os cristãos da Sé, seguindo ao exemplo do meio suburbano, dessa jurisdição, nasce em 25.07.2000, no Colégio São Francisco de Assis, a Comunidade de São Tiago, que abarca as ruas de António José de Almeida, Zona de Estufa e Avenida da Independência, ex rua 5 de Outubro, que a limita ao norte com a Igreja da Sé, ao Sul Com o Palácio, ao Oeste com Bairro Candimba e ao Este zona de Estufa e a zona da comunidade do Espírito Santo.

1. CATEQUESE DE SANTO ANTÓNIO

Foi fundada aos 13 de Junho de 1985. Localiza-se na Rua do Comércio Suburbana entre as capelas do Sagrado Coração de Jesus e São Bráz.

1. CATEQUESE DA SAGRADA FAMÍLIA

A Catequese da Sagrada Família está situada nas mediações da Sé Catedral e foi fundada em 28 de Dezembro de 2000. A partir desta data funcionou, no edifico inacabado pertencente EPUNGU, oposta ao Prédio da F.A.P.A., junto a Direcção Provincial da investigação Criminal, na Rua Sargento Canas. A sua área de jurisdição parte da Igreja da Sé Catedral, na Avenida da Independência, contornando o prédio da T.A.G. a direita e seguidamente o prédio da cooperação em frente ao Mercado Municipal, percorrendo a Rua António de Almeida até ao Seminário Maior do Cristo Rei.

1. CATEQUESE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

O primeiro encontro para a fundação da capela foi aos 17 de Setembro de 2000, onde se propôs: a escolha de uma padroeira para o nome da capela, catequistas, conselheiros, secretários e outras comissões. Os fiéis presentes escolheram como padroeira Nossa Senhora do Rosário comemorado no dia 7 de Outubro.

1. CATEQUESE DE SÃO JOÃO BOSCO – BAIRRO ACADÉMICO

A Catequese de São João Basco foi fundada no ano de 2000.

1. CATEQUESE DO ESPÍRITO SANTO

Foi fundada em 2000.