PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS

No dia 3 de Junho na solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, normalmente denominada de Corpo de Deus a igreja no Huambo realizou a tradicional procissão do Corpo de Deus, presidida pela sua Excelência Reverendíssima D. José de Queirós Alves, Arcebispo do Huambo.

A igreja com esta solenidade que incorpora a adoração pública do Santíssimo Sacramento, levando-O em procissão pelas ruas de cada paróquia, pretende-se realçar o fundamental da fé cristã que se traduz no reconhecimento da presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

Esta manifestação pública do fundamental da vida cristã através da procissão do Santíssimo Sacramento pretende prolongar a Eucaristia para a vida pessoal mas sobretudo comunitária do Povo de Deus.

Participaram da Solene procissão que teve inicio na Sé Catedral, Sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, membros dos diferentes movimentos eclesiais e o santo povo de Deus, que com reverencia e em oração adoraram a Jesus na Eucaristia, reconhecendo que Jesus de Nazaré quis ficar realmente presente na Eucaristia.

Neste contexto de manifestação publica da fé cristã, a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo orienta-nos para o centro e mais fundamental da vivência cristã, a Eucaristia. A procissão terminou no Santuário de Nossa Senhora de Fátima com a bênção Solene do Arcebispo quem nas suas palavras, lembrou a povo de Deus que: “Nos encontramos celebrando o primeiro aniversario do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional, onde Deus abençoou todo Angola, desde Huambo. Momento histórico e importante para Igreja de Angola e Huambo. Deus nos visitou, e nos o adoramos”. Assim o Prelado convido a todos a dar graças a Deus por tão magno acontecimento e agradeceu o apoio de todos para a realização desta procissão.

É de ressaltar que nesta procissão a juventude arquidiocese esteve presente, dando assim realce ao triénio da juventude.