75 anos da Missão da Santa Cruz – Canhe

75 anos da Missão da Santa Cruz – Canhe

No Domingo passado, 10 de Setembro 2017, a Missão de Santa Cruz do Canhe celebrou os seus 75 anos de criação, com um rico programa de actividades para os peregrinos e filhos desta Missão. Assim, nesta data tão importante a Missão foi elevada a Santuário de Cristo Misericórdia, sendo nomeado o Reverendo Padre Graciano Kapingla como reitor do mesmo.

 

                         Procissão Luminosa

“Os santuários são um “lugar genuíno de evangelização” donde se põe em relevo “a potente acção com que actua a misericórdia de Deus na vida das pessoas”.- Afirma o Papa Francisco.

 

As festividades deste Jubileu iniciaram no dia 8 de Setembro com a procissão de velas acompanhando a Cristo Misericórdia. O acto sagrado contou com  a presença de D.  Estanislau M. Chindenckase, Bispo do Dundo, filho desta Missão, sacerdotes, religiosas e o povo cristão. Depois da procissão, ao longo da noite teve lugar a Missa de cura e libertação presidida pelo Reverendo Pe. Laura, assistente espiritual dos carismáticos, e a seguir a missa a vigília (adoração ao Santíssimo) ao longo de toda noite. No sabado D. Zacarias Kamuenho presidiu a missa matinal às 6:30. No periodo da tarde houve palestras com a Juventude ( D. Estanislau M. Chindekasse), as crianças da profissão de fé e da confirmação ( D. Zacarias Kamwenho) e com o conselho da Missão ( D. José de Queirós Alves), às 15h00.

No Domingo, dia 10, ás 9h30´ Dom José De Queirós Alves, Arcebispo do Huambo presidiu á Santa Missa do Jubileu dos 75 anos da Missão do Canhe. De salientar a presença do Governo do huambo, dos filhos de casa e os antigos alunos da Missão do Canhe: Dr. João Baptista Kussumua, Governador da Província do Huambo, D. Zacarias Kamwenho, D. Estanislau M. Chindekasse, D. Francisco Viti, Arcebispo emérito do Huambo (convidado), Dr. Álvaro de Boavida Neto, Administrador Municipal do Huambo, sacerdotes, religiosas, leigos vindos de longe e de perto. Na Sua Homilia D. José fez-nos lembrar a importância dos acontecimentos deste grande dia (10.09.2017) 75 anos, profissão de fé e confirmações.

                   Celebração Eucarística

Hoje estamos a celebrar os 75 anos  da Missão do Kanhe neste dia da visita Pastoral em que alguns membros desta comunidade vão receber a profissão de fé e o Sacramento da confirmação.  Hoje para a Missão do Canhe é um dia especial, de alegria e de agradecimento.Se desse era parar para pensar: quem somos? Saímos de Deus e a Deus voltaremos. Celebrar o jubileu é receber a Cristo. O Jubileu é o momento de agradecer a Deus pelo dom da fé. É o momento de conversão e de uma nova caminhada. Hoje estamos a antecipar a festa da exaltação da Santa Cruz, dia do vosso padroeiro. No ano da Misericórdia esta Missão foi escolhida como Santuário de Cristo Misericórdia.
A misericórdia de Cristo está ligada a santa cruz.

A festa da exaltação da Santa Cruz vem de longe, a Cruz de Cristo é um sinal grande e sagrado, quando vemos a Cruz vemos o amor, a salvação. Na cruz encontramos a miséria humana e a grandeza de Deus. O sofrimento vivido com fé nos leva a salvação.