50 ANOS AO SERVIÇO DO EVANGELHO

No dia 1 de Junho a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bailundo, completou 50 anos. Para celebrar a data, no dia 17 de Junho aconteceu Celebração Eucarística Central presidida pelo Arcebispo do Huambo, Dom José de Queirós Alves. A Missa Solene contou com a presença de 600 pessoas, entre sacerdotes, religiosos, religiosas da arquidiocese assim como naturais do Bailundo, autoridades civis, tradicionais, militares e a comunidade.

Além da habitual celebração, nesta missa do Jubileu de Ouro houve 150 jovens e adultos que receberam o crisma.

Nesta mesma Celebração, o prelado fez alusão ao Evangelho do dia (Mc 4, 26-34): ” É exactamente isto que hoje estamos a celebrar desde o primeiro dia de 1968, onde o ramo foi plantado e hoje está a se transformar em uma grande floresta com uma amplia ramificação”

“Hoje estamos a celebrar o nosso jubileu que significa sentir que somos o povo de Deus e hoje nos leva como comunidade a louvar e glorificar ao Senhor. Jubileu significa um tempo memorável, através do qual nós reconhecemos o rosto de Deus na nossa vida, deixando transformar os males, injustiças e pecados,  fazendo de nós uma nova comunidade cheia de força.”Ainda lembrou do primeiro aniversario do Congresso Eucarístico Nacional que se deu na Arquidiocese do Huambo. Disse o prelado: “hoje e amanha  queremos lembrar o nosso primeiro Congresso Eucarístico Nacional onde toda Angola adorou, glorificou o nosso Deus na praça São João Paulo II. Foi no dia 17 e 18 de Junho de 2017 que se deram os actos centrais do I CENA,  em que Angola (no Huambo) fez a grande procissão do Corpo de Deus e a grande Celebração Eucarística. A Eucaristia é a fonte e o cume da vida da Igreja  – ressaltou o Arcebispo na sua Homilia.

No discurso final de agradecimento, o Pároco,  Padre Herculano Candido, agradeceu a quantos ajudaram para que esta celebração se levasse acabo, e ressaltou a presença dos missionários naturais do Bailundo.

__________________________________________________________________

Historial da Paróquia:

A construção da Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição – Bailundo, começou com bênção solene da primeira pedra, lançada no dia 14 de Outubro de 1956, quando eram 15 horas, na presença de Sua Excelência Reverendíssima D. Daniel Gomes Junqueira, então Bispo da Diocese do Huambo, esteve presente o Padre José Gonçalves da Silva, Superior da Missão Católica do Bailundo. Igualmente presentes estiveram distintas autoridades e uma considerável população de fiéis, muitos ainda em vida. Naquele ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, era Pontífice o Papa Pio XII. O presidente da República Portuguesa era Francisco Higino Geraldo Lopes, Governador Geral de Angola Horácio Da Sá Viana Rebelo, porque Angola era  Província portuguesa. O Governador do Huambo era Manuel Nascimento Vieira e Administrador do Concelho da então Vila Teixeira da Silva (hoje Bailundo) foi José Valentim de Sousa e Silva.

A Igreja ascendeu a Categoria de Paróquia a 1 de Junho de 1968, quando ainda era Bispo D. Daniel Gomes Junqueira, tendo escolhido como  padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Até 1968, chamava-se paróquia de Vila Teixeira da Silva a antiga capela no sopé da montanha halavala.