Visita Pastoral a Paróquia de Tchicala TCholoanga

No dia 8 de Julho. D. José de Queirós Alves, Arcebispo do Huambo vistou o município da Tchicala Tcholoanga, nesta celebração 28 membros desta comunidade receberam o Sacramento da Confirmação, 150 membros fizeram a Primeira Comunhão. A celebração presidida por sua Excelência Reverendíssima D. José de Queirós Alves começou as 9h:30, foi uma Missa campal onde autoridades administrativas do município, com maior realce do administrador municipal e sua esposa estiveram presentes a representar o poder local administrativo governamental, concelebraram o Pároco da Tchicala, Pe. Pe. Gabriel Hermann Sakatwala e o Vigário Pe. Vasco Justo Sayengue.

D. José de Queirós Alves na sua homilia lembro a importância que um padroeiro tem na vida de uma comunidade, o padroeiro  é um protector, um guia e um mestre que orienta comunidade, sua comunidade, por isso lembrou aos cristãos e convidou a invocar constantemente a Santo António de Lisboa que o padroeiro da Paroquia da Tchicala Tcholoanga. Santo António de Lisboa, diz o prelado, prego o Evangelho na Itália e no continente Africano, é um homem santo, foi um homem de Deus e fez muitos milagres, protector da igreja e de todos os que recorrem a ele, é um mestre da igreja. Por isso, Vos comunidade da Thicala Tcholoanga tirai o exemplo de Santo António de Lisboa. Ouvimos no Santo Evangelho que cada um de nós tem uma missão concreta aqui na terra. temos uma missão uma tarefa. que recebemos de Deus, e que temos que concretizar ate transformarmos o mundo num estado melhor. Sejamos Luz, cada um de nós deve fazer o bem procurar a justiça o amor, Cristo é a verdadeira luz. Sejamos sal da terra, se o sal perde o seu valor é pisado e jogado fora, cada um de nós tem uma missão confiada por Deus, se é governante , tem de ser esperança para os outros, se é professor tem de dar boas aulas, se é aluno tem de esforçar-se em ser um bom aluno. O bem que recebemos temos que espalhar para todos não devemos guardar os talentos, antes pelo contrario, os talentos devem servir os irmãos e comunidade. Vamos nos amar uns aos outros, que haja perdão e ajuda mutua entre nós, vamos contruir uma comunidade muito forte aqui na Tchicala Tcholoanga. Foram asssim as palavras da homilia de D. José de Queiros Alves.

No discurso final o dado pelo Pároco , Pe. Hermann ressaltou: “obrigado porque já passaram 70 anos desde o dia 13 de Junho de 1948, dia do Padroeiro, tendo nesta altura como pároco o reverendo Padre Rafael Rodriguez Mendez, e tantos outros passaram e trabalharam na e para vinha do Senhor. 70 anos depois estamos aqui Pároco Pe. Gabriel Hermann Sakatwala e Vigário Pe. Vasco Justo Sayengue maestro e na esta cá o meu também mais velho e uma equipa de missionarias constituída por três missionarias, madres da congregação de Santa Catarina de Sena. Por tanto irmãos, é jubileu é alegria, se justifica bem esta alegria, pois percorridos os 70 anos ainda continuamos com vontade e Cristo sempre foi a nossa meta e consolador.”

Após da Missa deu-se lugar o habitual encontro com os catequistas onde o Arcebispo recebeu, ouviu as preocupações dos catequistas que são representantes das catequeses. Depois deste encontro deu-se lugar ao grande encontro de confraternização.