SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO – CEPAMI

Durante os dias 6 e 7 de Julho, no Centro Apostólico Dom Daniel Gomes Junqueira, no Huambo, na presença de 58 delegados, representantes da policia nacional, migrações e fronteira, migrações e transito, ENANA, professores e directores de escolas assim como alguns encarregados de educação participaram do Seminário de Formação  organizado pela Comissão Episcopal da Pastoral para os imigrantes e itinerantes – CEPAMI.

O referido Seminário teve como objectivo: “Capacitar lideranças da pastoral das migrações e agentes de migrações dos diferentes sectores, como temáticas e metodologias a fim de oferecer as pessoas em situação de mobilidade um atendimento mais humanizado e digno especialmente em momentos de emergências”

Os temas da formação do primeiro dia foram: “Direitos humanos com enfoque nos direitos dos migrantes e refugiados”, A problemática do trafico de seres humanos” e “A preparação para situações de emergência para casos de influxos migratórios no mandato do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados”. O segundo dia foi destinado para o tema. a “Igreja e Mobilidade Humana”, organização e planeamento da Pastoral das Migrações, este dia foi exclusivamente da participação dos animadores arquidiocesanos da Pastoral das Migrações .

É de ressaltar que o CEPAMI, tem como missão “sensibilizar a sociedade civil e a igreja, ajudando as pessoas em situação de mobilidade a sentirem-se família, integrados e protagonistas de uma nova sociedade, sem preconceito, racismo, xenofobia e aceitando a diversidade cultural. Anunciar Jesus Cristo e reconhecer os migrantes e refugiados como sinal dos tempos, através do qual Deus chama a sua igreja a viver mais plenamente a dimensão católica e a sua vocação de peregrina.”

A continuação podem ter acceso ao material: