CONHECE E FORMA-TE

Sobre os Congressos Eucarísticos na Igreja:

Os Congressos Eucarísticos, que surgiram recentemente na vida da Igreja como particular manifestação do Culto Eucarístico, devem considerar-se como uma ocasião na qual a comunidade local convida todas as Dioceses, ou uma Diocese convida as outras Dioceses de toda uma região, nação ou de todo o mundo, para que unanimemente se dediquem a considerar com maior profundidade um determinado aspecto do Mistério Eucarístico e, a venerá-Lo publicamente com vínculos de caridade e de unidade.
É necessário que estes Congressos sejam um sinal autêntico de fé e de caridade, pela plena participação da Igreja local e manifestação da união com as outras Igrejas (RCFM 109). Mais que um evento social, é um acontecimento de fé e de cultura, para formar o Corpo Místico de Cristo, para que o mundo conheça melhor o Mistério da Eucaristia.
Nestas manifestações eucarísticas se podem ter Celebrações da Palavra de Deus, sessões de catequeses e conferências. O centro de todos os actos do congresso Eucarístico é a celebração da Eucaristia.

Sobre o Congresso Eucarístico Nacional

No Espírito da Celebração dos 150 anos da 2ª Fase da Evangelização em 1866 e do inicio da fé em Angola em 1491, foi gerado o I° Congresso Eucarístico Nacional de Angola.
Por isso, tem como objetivos:

• Agradecer a Deus o dom da Eucaristia que conhecemos e celebramos há 150 anos;
  • Pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a Santíssima Eucaristia;
    Ajudar Angola a prosseguir o caminho da reconciliação.
  • Pedir a Deus que abençoe Angola neste momento importante do seu desenvolvimento.

O Congresso tem como tema: «Reconheceram-no ao partir do pão»
(Lc 24,31) ; como lema: «Hoje Angola é Emaús» e a temática do Congresso é a Nova Evangelização na Angola.
O I Congresso Eucarístico Nacional terá lugar na Província do Huambo de 12 a18 de Junho.

Sobre os Congressos Eucarístico em Angola

Este ano será a primeira vez em Angola que se viverá um Congresso Eucarístico Nacional. posto que ja tivemos Congressos Eucarísticos Diocesanos em cinco Dioceses: Benguela, Lubango, Cabinda e Huambo.
Foram momentos muito fortes, vibrantes e rejuvenescedores da fé cristã e da vivência da Eucaristia.

DESCARREGA O MATERIAL:

boletim informativo